O pagamento do Auxílio Gás continuará sendo feito no valor integral do botijão neste ano.
Um dos benefícios que tiveram reajuste de valor no ano passado, o Auxílio Gás retoma seu calendário de pagamentos em 2023 e o primeiro depósito referente ao benefício, no governo Lula, será feito no dia 13 de fevereiro.
Embora o governo ainda não tenha anunciado o valor a ser pago neste mês, o benefício vai continuar pagando 100% do valor médio do botijão de gás de 13 kg, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em dezembro, os depósitos foram feitos no valor de R$ 112 e atenderam 5,95 milhões de brasileiros. Neste ano, além da manutenção do custo do botijão na íntegra, a regra dos pagamentos a cada dois meses também foi mantida. Ou seja, os pagamentos acontecerão em 2023 em fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.
Quando o Auxílio Gás foi anunciado em 2021, o benefício era pago em cima de 50% do valor vigente do botijão. O valor foi ampliado em 2022, com a aprovação da PEC dos Benefícios do governo Bolsonaro.
O depósito referente ao benefício será pago seguindo o número final do Número de Identificação Social (NIS) e segue o calendário de acertos do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil).
Confira o calendário completo do Auxílio Gás em 2023
Como os pagamentos ocorrem na mesma data do Bolsa Família, mas em meses intercalados, os acertos do Auxílio Gás estão sinalizados em vermelho.
Publicado por Deco da Silva