
O Cenofisco Sindicatos através de sua equipe informativa, adverte neste artigo de utilidade empresarial específico para indústrias fabricantes de sucos concentrados de frutas e afins, que cargas originárias de qualquer lugar do país que estejam sem registro ou apresentem irregularidades durante uma fiscalização, como estar sem registro e sem condições higiênicas de armazenamento e transporte, serão autuadas. Os agentes elaboram autos de infração e sanções administrativas de rechaço dando ordem de retorno à origem.
Numa entrevista concedida pelo fiscal estadual agropecuário e engenheiro agrônomo, Aldernei Simor, ele orienta que o consumidor tenha conhecimento da origem do produto, para saber se ele foi produzido, transportado e acondicionado de acordo com as normas sanitárias, pois essas condições influenciam diretamente na qualidade do produto final. E, o que garante todo esse processo, desde a origem até o compra do produto, é justamente a certificação conferida pelos selos dos órgãos competentes”, explica.
Qualidade – De acordo com orientações do Cenofisco Sindicatos, o objetivo dessas ações que fiscalizam este segmento, e outros da área alimentícia, é o de garantir que consumidores tenham ofertas de produtos e subprodutos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco à saúde pública.

As fiscalizações fixas e móveis são de extrema importância para manter a regularização sanitária e a rastreabilidade dos produtos que transitam no território capixaba e em todo país. Os Postos de Fiscalização têm como função principal a de barreira sanitária, o que contribuiu para salvaguardar o agronegócio do estado e do país em geral, para um comércio justo.
“O Cenofisco avalia que a fiscalização é, também, uma forma de proporcionar as condições ideais às indústrias e fábricas que não medem esforços para estar em acordo com as legislações sanitárias e de comércio”.
Para ter garantia de que um produto foi fabricado em um estabelecimento registrado e em boas condições de higiene e conservação, o consumidor deve conferir os selos de inspeção impressos no rótulo das embalagens.
Publicado por Waldeck José