
O Cenofisco Sindicatos dá orientações de como comprar as carnes, aves e peixes. No caso das carnes e aves, elas só devem ser adquiridas quando expostas em balcões de refrigeração. De maneira geral, devem estar refrigeradas em temperatura abaixo de 4ºC. O estado físico das embalagens também revelam muito sobre a qualidade do produto. Elas devem estar íntegras e sem líquidos (água ou gelo de cor avermelhada), pois isso é sinal de recongelamento.
A consistência das carnes devem ser firmes. Elas não podem apresentar coloração escura, acinzentada ou esverdeada e com odor forte, que é característico de apodrecimento.
Para aquelas famílias que optarem por peixes, elas não devem abrir mão dos cuidados e da atenção, ao escolher o alimento. Eles precisam estar cobertos de gelo e não devem estar em caixas de isopor. O recomendado é que estejam em freezers ou em caixas térmica de polietileno. E não é só isso. A pele não pode estar mole e sem brilho, as guelras devem ser avermelhadas e com aspecto úmido e brilhante, as escamas não devem se soltar com facilidade.
As tábuas de frios seguem em alta, compondo os jantares. E, entre os itens que compõe esse preparo estão os embutidos, principalmente representados pelos salames, presuntos e linguiças.
O Cenofisco também alerta para os cuidados higiênico-sanitários, como observar que alguns embutidos devem ser mantidos refrigerados, e outros em local fresco e seco; não devem apresentar umidade, viscosidade ou bolor. Não se deve comprar o produto amolecido, com manchas ou bolhas, ou com as embalagens rompidas; só compre linguiças caseiras que tenham o selo de inspeção; dê preferência às peças inteiras e com as embalagens fechadas. Se for para fatiar, peça que faça no momento da compra.
No caso de dúvidas ou denúncias sobre a comercialização de produtos impróprios para consumo, entre em contato com Vigilância Sanitária.