21 de setembro. Dia do Auditor Fiscal!

Em vários estados do país, hoje é celebrado Dia do Auditor Fiscal. A data criada em homenagem a São Mateus, que antes de ser apóstolo e ser consagrado Santo exercia a profissão de arrecadador de tributos, reconhece uma atividade que é essencial para o funcionamento do Estado.

O exercício desta profissão exigia habilidade de escriturar e auditar documentos contábeis e fiscais de forma a não deixar dúvidas sobre quem deveria recolher tributos e quais eram os valores corretos a serem recolhidos, nobre tarefa que o Auditor Fiscal Tributário exerce.

Ao longo dos anos, esta nobre função demonstrou à sociedade o quão importante é conduzir a Administração Tributária de forma profissional, meritocrática e apolítica. Com seriedade e trabalho árduo, fica comprovado que não é necessário aumentar a carga tributária se houver um combate preventivo e compreensivo da realidade de cada contribuinte, porém rigoroso à sonegação e às fraudes tributárias estruturadas, sempre com vistas ao objetivo maior, de resgatar os importantes recursos financeiros drenados dos cofres públicos e destiná-los a investimentos em áreas prioritárias.

Para que isso aconteça, a continuidade na luta por autonomia e pela constante valorização da categoria é fundamental.

O Cenofisco Sindicatos parabeniza a todos os Auditores Fiscais que com suas atuações, contribuem para a modernização da Administração Tributária e para o processo de desenvolvimento da saúde, educação, segurança e infraestrutura de todos os capixabas.

Prestigiam esta página: