Sindifiscal- 30 anos de vida

O Sindifiscal-ES, é o legítimo representante das carreiras de Auditor Fiscal da Receita Estadual e Auxiliar Fazendário do Espírito Santo.

Foi em 6 de novembro de 1991 que a então AFES (Associação do Fisco Espírito-Santense) se converteu em Sindicato do Pessoal do Grupo TAF (Tributação, Arrecadação e Fiscalização) durante Assembleia Extraordinária da categoria, depois de um longo processo de discussão de reforma do Estatuto, registrado dez meses antes, em 4 de janeiro.

A primeira Diretoria Eleita do Sindifiscal foi composta pelos colegas José Fermo (presidente), Luiz Manoel Bertolini (vice-presidente), Geraldo José Pinheiro (secretário), Gilberto Batista Campos (tesoureiro) e Sandro Martins Baptista (Diretor de Comunicação).

Desde então, diversos outros colegas passaram pela presidência do Sindifiscal: Carlos Nunes de Oliveira Neto, Sandro Martins Baptista, Wilson Manoel Vilhagra Filho, Júlio César Camilo Muniz, Walker Ricardo Pinto, Getúlio Ramos Pimentel, Zenaide Maria Tomazelli Lança e, mais recentemente, Carlos Heugênio Duarte Camisão, além de Geraldo José Pinheiro, que acaba de ser eleito para o triênio 2021-2023.

Em razão da pandemia da covid-19, as comemorações das três dezenas de vida do Sindifiscal no ano passado ficaram bastante limitadas, ainda mais considerando que 80% de seus filiados têm idade avançada.

Entretanto, a entidade instalou outdoors em pontos estratégicos de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Linhares, por meio dos quais relembrou a data – muito importante para a história das carreiras representadas pelo Sindifiscal – e ainda homenageia esses profissionais, ao colocá-los como responsáveis por combater a sonegação fiscal, a concorrência desleal, a corrupção, a desigualdade, entre outras mazelas sociais.

Vida longa ao legítimo defensor do Fisco capixaba!

Texto:Alexandre Souza