A importância das parcerias

As parcerias são oportunidades criadas para utilizar diversos meios para ampliar e diversificar os mercados.  A conjuntura econômica está inserindo cada vez mais este conceito como forma de superar a crise atual.  Ao invés de buscarem sozinho o seu lugar ao sol, as empresas se unem buscando se complementarem.

Parcerias são variedade de relações e acordos formais ou informais estabelecidos com a expectativa de beneficiar dois ou mais parceiros. Modelos diversos existem.

Nos últimos meses a palavra mais pronunciada pelos brasileiros é CRISE e isso faz com que o mercado, assim como a confiança dos brasileiros no mesmo, se enfraqueça.

Uma das medidas mais eficazes dos gestores é o fortalecimento de suas empresas por meio de parcerias onde se faz válido o velho ditado: “Uma mão lava a outra”. Isto nada mais é, que a definição de um acordo de cooperação entre duas ou mais partes a fim de atingirem objetivos comuns.

Muitas das vezes as parcerias exigem relacionamentos longos, uma vez que os resultados podem não ser imediatos. Nelas as questões relacionadas à união e “confiança” são fundamentais.

Os principais tipos de parceria são:

Foco em compra: Nesse tipo as empresas podem se associar por meio da fidelização de compra, ou seja, por obrigação a empresa “A” compra na empresa “B” em troca de desconto, ou se juntam para comprar determinado item em troca de diminuição dos custos para ambos lados;

Foco em exportação: Ampliação do negócio no mercado estrangeiro;

Mista: O foco nesse tipo de parceria é a criação de uma terceira empresa, funciona assim: A empresa “A”, de determinado segmento, se associa com a empresa “B” para a criação da empresa C, geralmente no mesmo segmento, onde o serviço de uma complementa o da outra,

Foco na gestão: O objetivo é a gestão empresarial. A empresa “A” contrata a “B” como responsável pela gestão administrativa;

Pré-definida: Os objetivos são claros e definidos por tempo determinado, ou seja, até o cumprimento do objetivo. Um exemplo disso são as empreiteiras contratadas apenas para a construção de empreendimentos.

“Foco em Marketing”, (Nosso foco): O objetivo central é a “divulgação” e a expansão dos seus negócios.

A definição de parceria compreende a cooperação entre diferentes organizações a fim de proporcionar benefícios mútuos entre as partes envolvidas. Deve ser lucrativo para ambos os lados.